/Notícias

A falta de planejamento dos usos da água espalha drama da seca por quase todo o Brasil.

Por Jobs,
Publicado em: 14/08/2015

 

A CNA está promovendo o Seminário para estimular o debate e apresentar propostas para o planejamento público sobre o uso racional da água

 

O Dr. Marlos de Souza atualmente é secretário na Plataforma de Recursos Hídricos, Divisão do Solo e da Água, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, Itália, e vem à Brasília, no próximo dia 18 de agostos, para falar no “Seminário Água em Debate – Uso Sustentável da Água na Agricultura: Desafios e Soluções”, organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Além da experiência de produtores rurais que utilizam sistemas de irrigação e de pesquisadores e especialistas governamentais, o evento traz para o debate representantes de órgãos de países que fazem planejamento para lidar com gestão e escassez de água. A diretora de Desenvolvimento Rural da Califórnia do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, onde os recursos hídricos limitados exigem planejamentos rigorosos para evitar o desabastecimento, Glenda Humiston, vai falar sobre a “governança da água nos EUA”. De Israel, país emblemático na gestão dos recursos hídricos, vem o especialista em tratamento de águas residuais e reutilização, Avi Aharoni, da Mekorot- Companhia Nacional de Água de Israel.

Radicado na Austrália, por muitos anos, o brasileiro Marlos de Souza é doutor em gerenciamento de recursos hídricos e pós-doutor em modelagem matemática aplicada aos recursos hídricos, títulos obtidos em instituições de Melbourne, na Austrália, país onde foi diretor de Limites do Uso Sustentável, da Divisão de Planejamento e Políticas Públicas, da Agência da Bacia dos Rios Murray-Darling. Ele explica que em todo o planeta são comuns as variações climáticas, a intensidade delas também varia periodicamente. Os dados históricos de chuvas e vazão de rios devem ajudar a compreender as variações e, segundo Marlos, permitem o planejamento para evitar situações de extremas dificuldades para a população. “Situações extremas têm muito mais a ver com a falta de planejamento sério por parte dos governos do que pela seca prolongada”, acrescenta.

A crise hídrica se apresenta em situações pontuais, mas em lugares de grande relevância e impacto econômico e social. Grande parte do Brasil vem sofrendo com a crise hídrica. Nos últimos 80 anos, não há registro de uma crise tão intensa como a que tem sentido o estado de São Paulo, onde as notícias de falta de água em residências expressam o constrangimento de parte numerosa da população. A seca que sistematicamente castiga a região do semiárido nordestino, conhecida no Sudeste apenas em reportagens, se apresentou com todos os seus dissabores à população.

A CNA está promovendo o Seminário para estimular o debate e apresentar propostas para o planejamento público sobre o uso racional da água. As inscrições estão abertas em http://canaldoprodutor.com.br/inscricaoseminarioaguanaagricultura e o evento será transmitido online, em tempo real, pelo site www.canaldoprodutor.com.br.

Leia a íntegra da entrevista com o Dr. Marlos de Sousa:
http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/entrevista-marlos-de-souza
 
Fonte:http://si.knowtec.com/scripts-si/MostraNoticia?&idnoticia=70464&&idcontato=8934575&origem=fiqueatento&nomeCliente=CNA_REGIONAL&data=2015-08-13

 

 
CMontovaneli mãos equipe
ATENDIMENTO

Segunda-feira  a Sexta-feira
08:00hs - 12:00hs 
13:00hs - 18:00hs

+ Notícias


Como funciona um diagnóstico ambiental?

O diagnóstico ambiental é um processo de análise e avaliação que ...

SABER MAIS
Mata Atlântica é essencial para o Brasil e o mundo

Celebrado em 27 de maio, o Dia da Mata Atlântica é uma data fundamental para chamar a a...

SABER MAIS
Safra de café tem previsão de crescer 16,8% este ano

Neste ano, a produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas de 60 q...

SABER MAIS
Mitos e Verdades do Agronegócio no Brasil

Qual a definição de agronegócio? Termo cunhado na década de 1950, o agr...

SABER MAIS