/Destaques

Mitos e Verdades do Agronegócio no Brasil

Por Vitoria,
Publicado em: 01/04/2022

Qual a definição de agronegócio?
Termo cunhado na década de 1950, o agronegócio representa um conjunto de práticas econômicas vinculadas à agropecuária. Assim, toda a cadeia de atividades que envolvem desde o cultivo, produção, colheita e distribuição, bem como a tecnologia e biotecnologia necessárias ao aprimormento de matérias primas, além de instituições bancárias que financiam todo esse ciclo fazem parte de um complexo sistema que movimenta a nossa economia.  

Entenda os mitos e verdades que envolvem o agronegócio brasileiro:

1. O Brasil é um dos maiores exportadores de grãs do mundo
Está é uma premissa verdadeira. Com base no histórico de comercialização de grão do Brasil, tanto em questão de venda interna quanto exportação, podemos perceber uma constante evolução e crescimento de mercado. É a partir daí que a premissa se torna verdade. No ano de 2020, o maior exportador de grãos do mundo foi foram os Estados Unidos, com 138 milhões de toneladas comercializadas. Neste mesmo ano, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking, cem 122 milhões de toneladas.

2. O agronegócio emprega mais de 18 milhões de brasileiros
Verdade. O agronegócio é uma das áreas que mais precisam de mão de obra, seja no campo ou na cadeia ligada ao agro, de modo geral. O número de trabalhadores empregados dentro do agronegócio chega a mais de 18 milhões de brasileiros. Este quantitativo representa cerca de 20% do total de empregados no Brasil. Vale lembrar que os produtores rurais que produzem para consumo próprio não fazem parte destes números.

3. O Brasil é o país que mais aplica agrotóxicos por hectare?
Mentira. De acordo com pesquisas feitas nos últimos 5 anos, no Brasil, o país se encontra em sétimo lugar no ranking de países que mais fazer uso de defensivos agrícolas por área plantada. Desta forma, o top 7 fica da seguinte forma:

  1. Japão
  2. Coréia
  3. Itália
  4. Alemanha
  5. França
  6. Reino Unido
  7. Brasil.

4. As áreas de preservação da vegetação nativa pelo agronegócio representam 282,8 milhões de hectares conservados no campo
Verdade. A confirmação dos dados veio através de um estudo elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e que apontou 33,2% de todo território nacional possui preservação da vegetação nativa, por parte das propriedades rurais. Tendo em vista que a pesquisa realizada utilizou apenas o cruzamento de dados registrados no Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), este número pode ser ainda maior.

A estimativa é que as propriedade rurais que não possuem cadastro no SiCAR somam aproximadamente 55 milhões de áreas voltadas para a preservação ambiental. Estes números representam um percentual de 6,5% do território nacional conservado pelo agronegócio.
 

CMontovaneli mãos equipe
ATENDIMENTO

Segunda-feira  a Sexta-feira
08:00hs - 12:00hs 
13:00hs - 18:00hs

+ Destaques


Como funciona um diagnóstico ambiental?

O diagnóstico ambiental é um processo de análise e avaliação que ...

SABER MAIS
Mata Atlântica é essencial para o Brasil e o mundo

Celebrado em 27 de maio, o Dia da Mata Atlântica é uma data fundamental para chamar a a...

SABER MAIS
Safra de café tem previsão de crescer 16,8% este ano

Neste ano, a produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas de 60 q...

SABER MAIS
Mitos e Verdades do Agronegócio no Brasil

Qual a definição de agronegócio? Termo cunhado na década de 1950, o agr...

SABER MAIS